Nos próximos dias, duas  iniciativas – um Sábado Resistente (13/03) e o lançamento do livro O  que resta da ditadura: a exceção brasileira (18/03), serão ocasiões  privilegiadas para a esquerda brasileira discutir a continuidade de um  verdadeiro estado de sítio permanente pós-redemocratização. Por  Passa Palavra
Nos próximos dias ocorrerão dois  importantes debates que têm tudo para dar relevantes contribuições à  reflexão sobre um tema central para a teoria e para a prática da chamada  “esquerda” brasileira. “Esquerda” aqui, bem entendida, em sentido amplo  do termo: que remete a toda uma tradição histórica dos oprimidos e das  oprimidas, não necessariamente auto-denominadas como sendo pessoas “de  esquerda”. Autodenominação afinal que, nos últimos tempos, como tantas  outras denominações, pouco ou quase nada têm ajudado a discernir  verdadeiramente quem é quem.
Pois então: o primeiro dos  debates ocorrerá neste sábado (13/03), a partir das 14hs no Memorial da  Resistência da Pinacoteca do Estado de São Paulo. Mais um da série  “Sábados Resistentes”, desta vez com a seguinte temática: “As reformas  de base do pré-1964 e a sua atualidade”. Relembrando os 46 anos do  histórico “Comício da Central do Brasil” (13/03/1964), em que Jango  [João Goulart] anunciara importantes avanços das reformas de base  propostas por seu governo, atiçando assim ainda mais os ânimos da  ultradireita brasileira, fazendo-a acelerar na sequência o golpe  civil-militar. Com o objetivo de discutir aquele contexto e “a sua  atualidade”, na mesa estarão debatendo João Vicente Goulart – filho do  ex-presidente deposto e depois estranhamente morto, Jango; o jornalista e  ex-preso político Ivan Seixas; o ferroviário e ex-preso político  Roberto Martinelli; e a historiadora Maria Aparecida Aquino. O  debate também será transmitido ao vivo na internet, pela VIATV,  numa parceria desta com o Núcleo de Preservação da Memória  Política, o quê possibilitará às pessoas de outras cidades acompanharem  direto e levantarem suas questões ao debate.
Na próxima semana, mais precisamente na  quinta-feira (18/03), ocorrerá o lançamento do livro O que resta da  ditadura: a exceção brasileira [Edson Teles e Vladimir Safatle  (orgs), Boitempo Editorial, SP, 2010, no prelo]. Os debates deste dia  estão sendo chamados para o Auditório da Faculdade de História da USP, e  se darão em torno de dois temas não menos centrais: às 17h00, “Por que a  verdade precisa de uma comissão?”, com o autor Edson Teles, o jurista  Fábio Konder Comparato e a cientista política Glenda Mezarobba; e às  19h30, o tema “Políticas da verdade e da memória”, com ministro Paulo  Vanucchi, o autor Vladimir Safatle e o professor de história da  filosofia Paulo Arantes.
Ferida brasileira da Exceção
Ora, não se trata aqui de mera  divulgação de eventos (a qual, em certas circunstâncias, já poderia ser  muito importante). As tais atividades, em seu conjunto, valem uma nota  reflexiva porque poderão jogar luz (ou colocar o dedo) na principal  ferida histórica brasileira contemporânea: a continuidade e a atualidade  do terror - não apenas político - intensificado pela ofensiva  autoritária civil-militar de 1964. Em muitas medidas, um estado de sítio  vivíssimo até hoje. Se não pior hoje… Vejamos:
Eis a tese defendida por um  dos participantes destas mesas. O professor de história da filosofia da  USP e da Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF), Paulo Arantes,  desenvolve o argumento no ensaio “1964, o ano que não terminou”  [presente na coletânea O que resta da ditadura: a exceção brasileira,  Edson Teles e Vladimir Safatle (orgs), Boitempo Editorial, SP, 2010, no  prelo]. Na sua opinião, o verdadeiro “fio da meada” da exceção  brasileira contemporânea é justamente a contra-revolução iniciada com o  golpe civil-militar de 1964: a seu ver um fio “nunca rompido”.
Paulo Arantes que há poucos dias, em entrevista  para a jornalista Tatiana Merlino, da revista Caros Amigos,  a propósito de toda a reação conservadora recentemente desencadeada  pelo simples anúncio do III Programa Nacional de Direitos Humanos  (PNDH-3), localizou com mais precisão os dois pontos cruciais que, ao  final das contas, estão em jogo para a Santa Aliança das elites  brasileiras associadas ao verdadeiro imperialismo: “a grande propriedade  e o poder punitivo encarregado de vigiá-la. Este último assumiu  proporções exterministas a partir de 1964. Seus agentes continuam  torturando e matando impunemente até hoje. Seletivamente é claro, de  preferência, o povo miúdo e anônimo que rala do outro lado da linha que  separa quem merece e quem não merece viver. A verdade verdadeira é que a  União Sagrada desses setores, em torno de Deus, da Família, da  Propriedade (e desde então, da Impunidade) nunca se desfez. Basta  cutucar para a fera mostrar a cara. A procuradora Flávia Piovesan  costuma falar em ‘continuísmo ditatorial’. Na origem deste drama  interminável, a roubada trágica em que entraram as forças populares: sua  pressão vitoriosa arrancou do ‘poder desaparecedor’, que estava saindo  de cena, uma auto-anistia perene”.
Ou seja: o tal “fio da  meada” intensificado nestas últimas décadas da história brasileira  estaria situado na defesa intransigente da grande propriedade, rural ou  urbana, a qualquer custo penal e/ou punitivo que isto possa ter. Um  “alto custo” pago, na forma da violência desmedida, principalmente pelos  “rapazes comuns” das camadas mais pobres (e majoritariamente negras) da  sociedade brasileira. Não à toa as origens de organizações como a ROTA e  outros grupos de extermínio estatais ou paraestatais datam exatamente  dos primeiros anos da ditadura civil-militar. E, se em determinado  momento estes grupos se focaram violentamente no extermínio das  resistências (inclusive armadas) contra a ditadura civil-militar, eles  já atuavam antes e seguiram atuando depois contra outros setores pobres  da classe trabalhadora brasileira.
Ecos de uma tese que se espraia
Enfim: uma tese importante e  provocativa, no melhor sentido do termo, que precisa ser discutida em  profundidade. Uma tese que, à sua maneira, coincide por outras vias com o  diagnóstico negativo, em prosa e poesia, do escritor ex-preso político  Alípio Freire. Ele que, em entrevista recente ao Correio da Cidadania,  afirma: “E se nós não julgarmos os terroristas, isto é, os agentes do  Estado e civis organizados pela ultradireita, que tinham uma relação  promíscua com agentes do Estado, com comunicação com ministros, como a  Falange Pátria Nova e o CCC, continuaremos tendo torturas em nosso país,  como nas periferias de grandes cidades, no campo e suas chacinas  rurais… Se lembrarmos que, em maio de 2006, cerca de 490 pessoas foram  assassinadas em seis dias por agentes do Estado, sem mais nem menos, por  vingança à ofensiva do PCC, é algo terrível. É quase a mesma quantidade  de assassinados durante toda a ditadura! ”.
Alípio refere-se aqui aos Crimes de Maio  de 2006, quando agentes do Estado de São Paulo associados a grupos de  extermínio paraestatais, em uma suposta reação ao que foi chamado pela  grande imprensa de “ataques do PCC” [abreviação de Primeiro Comando  da Capital, entidade acusada de liderar presos e presas e coordenar  ações criminosas], enfim, agentes estatais e paraestatais saíram  atacando a esmo pelas periferias das grandes cidades do estado,  vitimando sobretudo jovens negros e pobres. Tendo como saldo terrível,  num período de cerca de 15 dias, mais de 500 assassinatos e/ou  desaparecimentos – portanto mais mortos do que todas as vítimas fatais  ao longo dos 20 anos de ditadura civil-militar. O Passa Palavra  tratara do assunto em outras duas ocasiões: Mães de  Maio da democracia brasileira e Do luto à  luta: uma rede nacional de familiares de vítimas do estado?,  entrevista com Débora Maria.
São indícios de um  diagnóstico comum que não só pode como deve apontar para ações  concretas, por exemplo, de solidariedade efetiva entre os familiares,  ex-presos e outras vítimas da ditadura civil-militar e as atuais vítimas  e familiares de vítimas do Estado Brasileiro democrático (como as Mães  de Maio, as Mães de Acari, as Mães de Vitória da Conquista etc). Apontar  para a luta comum pela defesa de uma Comissão da Verdade e da Justiça  que apure não somente os crimes de lesa-humanidade cometidos pelo regime  ditatorial anterior, mas que estenda as investigações e as punições aos  responsáveis pelo atual genocídio cometido contra a população pobre e  negra. Uma comissão que, a exemplo de tantos outros países que  realizaram uma efetiva Justiça de Transição, contribua para o desmonte  total deste aparato repressivo criado em 1964 e, de certa maneira  fundamental, em vigor até hoje.
Conforme escreve o próprio Alípio Freire  noutra passagem, desta vez poética: “DA TRAGÉDIA / Nós sobrevivemos /  ao pau-de-arara. / Mas o pau-de-arara / também sobreviveu.”. E conclui  na entrevista anteriormente citada: “Portanto, esse objetivo não é só  nosso, dos que querem esclarecer o passado. Até porque memória sem  presente e nem futuro é nostalgia ou narcisismo. O que procuramos é  exatamente saber no presente como se constrói um país e se transforma  isso aqui num lugar decente. Como ampliar direitos e criar isonomia. Por  isso é importante se reportar ao passado, como uma arma de luta”.
A “Era das Chacinas” e da  Criminalização
Ora, rumando para o final deste  texto-convite à reflexão: sabemos muito bem que o quadro atual não é  nada animador… De um lado, as políticas de extermínio e de verdadeiro  genocídio programado contra a  população pobre e negra nas cidades; e de  outro lado, a criminalização intensificada e a tentativa de aniquilação  de  movimentos sociais brasileiros, com destaque para a ofensiva brutal   especificamente contra o MST: ambos movimentos, na verdade, duas faces  da mesma moeda da emergência.
Este ano de 2010 marca também os 20 anos  da Chacina de Acari. No Rio de Janeiro, um dos movimentos mais  combativos que tem defendido tese semelhante a esta que está sendo  discutida aqui, é a Rede de Comunidades e Movimentos Contra Violência.  Num texto recentemente divulgado pela Rede, “20 Anos do  Caso Acari: Não ao Esquecimento, Sim à Justiça!”, como parte das  mobilizações relacionadas aos 20 anos da chacina, propõe-se um  marco para o atual período histórico, bem descrito e nomeado pelo texto:  “o Caso Acari também marcou, portanto, o início da época da impunidade  escandalosa em casos de crimes cometidos pelo Estado brasileiro contra  seus cidadãos, após o encerramento formal do regime ditatorial iniciado  em 1964, e o suposto advento da democracia no país”.
A “Era das Chacinas”, como  eles nomearam o presente, pensando nas chacinas concentradas ou difusas  do cotidiano da população pobre, negra, e dos movimentos sociais em  plena democracia, está sendo marcada por uma série de massacres como o  de Acari (1990), do Carandiru (1992), da Candelária e de Vigário Geral  (1993), de Corumbiara (1995), de Eldorado dos Carajás (1996), da Praça  da Sé e de Felisburgo (2004), da Baixada Fluminense (2005), os Crimes de  Maio (2006), do Complexo do Alemão (2007), do Morro da Providência  (2008), de Canabrava (2009) e de Vitória da Conquista (2010), entre  muitos outros.
“Nunca na história deste país”  precisaríamos tanto avançar na reconstrução radical da Verdade e da  Justiça Históricas deste mesmo país, situando-a mundialmente. E parte  fundamental dela talvez seja justamente que, muito mais do que mudanças  democráticas e populares, estejamos vivendo profundas continuidades  autoritárias e retrocessos antipopulares ao longo dos últimos 25 anos.  Fora de dúvidas está que os nossos inimigos não têm cessado de vencer, e  a montanha de corpos e ruínas provocadas pelo capitalismo beira os  céus. Vamos encará-los todos?
ASSISTA AO DEBATE DO “SÁBADO  RESISTENTE” (13/03, às 14hs) NO SEGUINTE SÍTIO: WWW.VIATV.COM.BR
Confira mais informações sobre os  “Sábados Resistentes” no sítio do Núcleo de Preservação da Memória  Política.
Confira mais informações sobre o livro O  que resta da ditadura: a exceção brasileira [Edson Teles e  Vladimir Safatle (orgs), Boitempo Editorial, SP, 2010, no prelo] e sobre  o seu lançamento no sítio da Boitempo Editorial.
 





 
 
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário